domingo, 29 de junho de 2008

Réquiem para um Sonho - Klaus Schlickmann





Requiem For a Dream
Direção: Darren Aronofsky
EUA – 2000
102min






O filme nos conta a história de três adolescentes que se perdem sem moderação no uso de drogas ilícitas e traça um paralelo com outros tipos de vícios. É uma experiência completa em um lugar onde nada é moderado.

Aos primeiros minutos de “Requiem For a Dream” já nos sentimos em um filme diferente. A força com que o cenário e os atores interpretam seus personagens nos distanciam dos espaço fílmico, nos tranca em um aquário dentro mundo mágico do cinema.

As cenas onde haveriam o consumo de drogas ilícitas deram lugar a imagens microscópicas e closes das substâncias de forma a ilustrar a cada vez que são consumidas, com exatamente as mesmas imagens. O teto dos cenários vaza e nos revela o estúdio por trás da produção, junto com o BUM que aparece em meio aos diálogos como se fosse mais um dos personagens. Os objetos que se mexem padecem da idéia de apenas integrar a arte e preencher o enquadramento, mas passam a atuar, interagindo e conversando com os personagens de forma fantástica e macabra.

Toda essa mise-em-scène parece nos fazer viajar não para dentro do filme, mas para o set de filmagem, ao nos revelar o estúdio em meio aos momentos em que mais imergimos no enredo, podemos perceber que tudo que está presente, é em nome da dramatização da história e da arte.

Nenhum comentário: