sábado, 28 de junho de 2008

O Homem Que Desafiou O Diabo - Lívia Bonhsack





Direção: Moacyr Góes
Brasil - 2007
106 min





Em 1970 foi lançado o documentário “O País de São Saruê” de Vladimir Carvalho. Ele retrata a dura vida dos trabalhadores no nordeste brasileiro. Lavradores, garimpeiros e outros moradores que vivem precariamente enfrentando as condições que lhe são impostas. Um material filmado em preto e branco e com forte ar político.

São Saruê, o mesmo lugar que Ojuara (personagem interpretado por Marcos Palmeira em “O Homem que Desafiou o Diabo”, de Moacyr Góes) procurava e almejava tanto chegar. Mas neste contexto, São Saruê passa a ser “onde o pé de vento dá água, os rios são de leite e as montanhas são de rapadura”. A política, agora, dá lugar ao entretenimento.

Da Terra árida castigada pelo sol, acentuada pelas cores quentes à procura desse novo “São Saruê”, que é como a Terra Prometida que Moisés fala aos hebreus, “onde emana leite e mel”. Esta é só mais uma alegoria entre tantas outras.

Personagens como Cão Miúdo ou Mãe de Pantanha, fazem parte da grande grade de personagens alegóricos do filme. Um imaginário nordestino é formado com personagens nada naturalistas, parecendo terem sido tirados de um livro de conto de fadas e colocados ali na vida de Ojuara.

Roupas extravagantes e maquiagens extremamente carregadas compõem esteticamente personagens que fogem do naturalismo, andando de formas bizarras e com atuações inspiradas no nordeste, desde as danças de maracatu até o sotaque carregado.

A trilha sonora, com músicas compostas especialmente para o filme, nos faz imergir mais neste mundo encantado nordestino, bem diferente do País de São Saruê de Vladimir Carvalho.

Nenhum comentário: